Ensino Médio

Um mundo de #nPossibilidades

Home / Cursos / Ensino Médio

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, INTELECTUAL E ÉTICO

Quando ingressa no Ensino Fundamental II, o jovem é impulsionado a refletir sobre a chegada da adolescência e todas as mudanças decorrentes disso. É um período de intenso desenvolvimento nos campos biológico, psíquico e social. Além disso, o cotidiano escolar se altera mais uma vez, com a introdução de novas disciplinas no currículo e, por consequência, a convivência com um maior número de professores. O aluno, assim, amplia suas competências cognitivas no mesmo ritmo em que o grau de exigência do colégio aumenta. Surge um cidadão crítico, competitivo e capaz.

É nessa fase, inclusive, que as bases da formação do jovem como cidadão apto a enfrentar os desafios da realidade sociocultural, agora e no futuro, são construídas. Todos os projetos e atividades extracurriculares passam a ter como foco o desenvolvimento intelectual, emocional e ético. O aluno realiza trabalhos que o estimulam a pensar e refletir sobre seu próprio processo de construção de conhecimento, bem como atividades que o permitem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar informações.

Enfim, o período é todo planejado de forma a abrir espaço para as transformações, diferenças, contradições, colaboração mútua e também para a criatividade. Através da busca constante do conhecimento, de novos desafios, de grandes transformações e muito aprendizado, o propósito é que o adolescente atue como agente transformador de sua própria vida, enfrentando os próximos passos com firmeza, inteligência emocional e ética.