sexta-feira, 29/03/2024.

Na mídia 2015: Carbonell na Semana da tecnologia

Outubro de 2015 – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece todo mês de outubro desde 2004, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A intenção dessa semana é aproximar a população do que existe de mais atualizado na área da Tecnologia e Ciência e assim, estimular a criatividade e a curiosidade das pessoas para a interação e aprofundamento de temas de relevância social e implicações sociais da Ciência.

Este ano, o tema escolhido para a 12ª Semana é “Luz, Ciência e Vida”, por ser o Ano Internacional da Luz. A escolha destaca a importância da luz e tecnologias pelos olhares dos cidadãos e como isso vai implicar o futuro e o desenvolvimento das sociedades e de todo o mundo.

O Colégio Carbonell sai na frente e representa Guarulhos, com exposições na “3ª Mostra de Ciências do Colégio Carbonell”, e seus 26 trabalhos inscritos na Semana, produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental (5º a 9º ano) e Ensino Médio.
As atividades que serão expostas vão desde a apresentação de “Tornado Luminoso” (por meio da quimiluminescência — luz formada a partir de uma reação química —, um HD será ligado com um ímã dentro de um pote de vidro, que começa a girar e movimenta uma mistura de peróxido de hidrogênio e oxalato. A reação produz luz.) até “Levitação” (Uma estrutura é montada com um espelho. Um participante é convidado a ficar com um pé atrás e o outro na frente do espelho. Então, quando o convidado se põe na ponta do pé que estiver atrás do espelho, todos que estiverem assistindo vão pensar que está levitando.)

“Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2015 é mais uma prova de que o Colégio Carbonell está à frente e é pioneiro em tudo que realiza. Eu me impressiono quando vejo alunos tão jovens se envolvendo com ciência e pesquisa, tanto na Mostra quanto no Programa Syans de Iniciação Científica Júnior. Os trabalhos da 3ª Mostra de Ciências representarão muito bem nossa cidade e servirão de referência para a carreira desses empenhados jovens”, comenta Willian Girarde, orientador do Programa Syans no Carbonell.