O jovem é impulsionado a refletir sobre a chegada da adolescência e todas as mudanças decorrentes disso quando ingressa no Ensino Fundamental 2. É um período de intenso desenvolvimento nos campos biológico, psíquico e social. Além disso, o cotidiano escolar se altera mais uma vez, com a introdução de novas disciplinas no currículo e, por consequência, a convivência com um maior número de professores. O aluno, assim, amplia suas competências cognitivas no mesmo ritmo que se sente mais preparado para enfrentar os desafios que a vida lhe apresenta. Surge um cidadão crítico, dedicado, autônomo e cada vez mais protagonista.
É nessa fase, inclusive, que as bases da formação do jovem como cidadão apto a enfrentar os desafios da realidade sociocultural, agora e no futuro, são construídas. Todos os projetos e atividades extracurriculares passam a ter como foco o desenvolvimento intelectual e socioemocional, bem como a consolidação de importantes valores humanos.
O aluno realiza trabalhos que o estimulam a pensar e refletir sobre seu próprio processo de construção de conhecimento, bem como atividades que o permitem dialogar, discutir, questionar e compartilhar informações. É também uma época em que surgem as novas possibilidades de atuar de modo autônomo no colégio, como, por exemplo, participando de atividades do +Carbonell ou mesmo iniciando um projeto de iniciação científica, apresentando-o à comunidade em eventos de ciências e engenharias.
Enfim, o período é todo planejado de forma a abrir espaço para as diferenças, contradições, colaboração mútua e também para a criatividade. Através da busca constante do conhecimento, de novos desafios, de grandes transformações e muito aprendizado, o propósito é que o adolescente atue como agente transformador de sua própria vida, enfrentando os próximos passos com firmeza e ética.