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terça-feira, 14/10/2025.
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🩸 No Ensino Médio, o Terceirão 2025 vivencia uma aula imersiva sobre educação sexual

Um alvoroço se forma num dos corredores da escola, um grupo de estudantes conversa freneticamente sobre algo que está para acontecer; enquanto isso, outros estão se “fantasiando” com roupas que lembram outra época, mas que certamente não pertencem ao cotidiano deles — a aula de Biologia da 3ª série do Ensino Médio mediada pelo professor Leandro Roque vai começar e o tema é AIDS / HIV. 🎉

Acompanhando o frisson inicial de preparação, entramos na “sala de aula”. Todo o espaço foi adaptado para recriar o cenário de uma festa/casa dos anos 80 do século XX. Num dos cantos, um aparelho de som “3 em 1”; em outro, uma vitrola com LP’s de cantores, bandas e novelas do mesmo período, além, é claro, das inesquecíveis (para quem é dessa época) fitas cassete gravadas em casa e anotadas à mão. 📼

Uma projeção com videoclipes de bandas e cantores dos anos 80 e 90 que, juntamente com os tapetes e almofadas espalhados por todo o ambiente, compõem um cenário que traria saudosas lembranças aos pais desses meninos e meninas que estão prestes a submergir nesse universo. 🌈

Ao entrar na sala, cada aluno recebe uma carta de baralho e uma fita colorida; aleatoriamente, vão, um a um, recebendo sua composição sem saber a finalidade do material recebido, e é neste ponto que se revela a simulação. “Vamos recriar um cenário virtual de convivência e transmissão do HIV no público jovem dos anos 80 e 90”, diz o professor responsável pela disciplina. A partir desta distribuição, são dados os diferentes matizes comportamentais (tabelas 1 e 2) que compõem o quadro de convívio social simulado: cores representam orientações sexuais específicas, naipes de baralho uma situação de soro positividade para o HIV e o número das cartas o mínimo de parceiros a se estabelecer “contato sexual” durante a atividade. Pronto: o novo alvoroço foi criado! ♠️

Naipe Quadro Infeccioso Número das Cartas
Copas Soropositivo Diagnosticado Representam o número de parceiros sexuais ao longo do período determinado
Paus Soronegativo
Espadas Aidético
Ouros Soropositivo Não Diagnosticado

Tabela 01 – soro positividade para o HIV e mínimo de parceiros a se estabelecer “contato sexual”.

Cor da Fita Orientação Sexual + Droga adição
Amarela Heterossexual
Verde Homossexual
Vermelha Bissexual
Rosa Heterossexual + Usuário de Drogas
Roxa Homossexual + Usuário de Drogas

Tabela 02 – orientação sexual e droga adição.

Os estudantes, durante a aula, deveriam seguir a orientação sexual sorteada, independente do gênero ou da orientação sexual que realmente exerciam. Neste momento, alguns foram colocados numa situação que raramente vivenciam: afinal, como minha sexualidade é vista pelos meus pares quando representativa de um comportamento minoritário? Questões sobre preconceito, tolerância e respeito às diferenças foram colocadas à mostra no momento em que as simulações de relacionamento vão se desenvolvendo. 🏳️‍🌈

A vivência tem um ritmo próprio, organizada a partir da análise de uma série de vídeos que repassam o cenário do comportamento jovem e de alguns de seus ídolos contaminados pelo HIV, destacando-se dois deles: Cazuza e Freddie Mercury. Os estudantes assistem a um vídeo e depois são estimulados a se relacionar durante os intervalos entre os vídeos. Então, novamente cria-se uma situação inusitada: que regras vão simular a contaminação pelo HIV nessas relações? Jogar dado foi o método escolhido. 🎲

De acordo com um resultado numérico específico (tabela 3), o estudante então descobre se foi contaminado ou não pelo HIV durante a relação. Os valores numéricos escolhidos para cada orientação sexual majoritária do casal foram baseados em fatores como: uso de preservativo, chances de contaminação por HIV e percentual de dispersão do HIV segundo estudos científicos atuais. Posteriormente, analisando o impacto que as diferentes relações têm sobre a dispersão do vírus HIV na população, o estudante passa a refletir sobre a necessidade do uso de preservativos e como determinados comportamentos são mais arriscados do que outros. ⚠️

Orientação Sexual e Droga Adição do Casal Número Sorteado nos Dados Contaminação por HIV
Heterossexual Qualquer número par POSITIVA
Homossexual Maior que o nº2
Usuário de droga envolvido Menor ou igual ao nº5

Tabela 03 – taxa de contaminação pelo HIV no momento da relação sexual.

A cada vídeo assistido, um novo comportamento da juventude dos anos 80 é observado ou o impacto da AIDS sobre a vida de ídolos do rock dessa geração é assistido; nos intervalos, novas relações são estabelecidas e, de tempos em tempos, vão sendo anotados os “mortos”, os “contaminados” e até os que “adoeceram”. De repente, uma percepção toma conta de todos: daquele grupo que iniciou a simulação, poucos sobreviveram — a AIDS devastou aquele grupo de jovens sedentos de liberdade, desprotegidos e ignorantes quanto à doença que os cercava. E é assim que uma juventude que não convive com o impacto da AIDS, como foi nos anos 80, passa a entender a importância deste passado para viver um presente mais seguro. 🕊️

Muitas questões são levantadas durante a atividade: preconceito, estereótipos, aceitação das diferenças, responsabilidade sexual, dispersão de doenças, os dramas públicos e privados causados pela AIDS, mas o mais importante talvez seja transportar esses meninos e meninas para outra época, por um breve espaço de tempo, o suficiente para perceberem que, por não terem um passado de vivência com o pior do HIV, podem trazê-lo de volta num futuro próximo simplesmente por desconhecerem o perigo que correm ao subestimar um inimigo que insiste em permanecer oculto. 🚀 #Inovação #Aprendizagem #Cidadania #Carbonell16 #SouCarbonell #nPossibilidades #VilaAugusta

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