24 C
sexta-feira, 15/03/2024.

Orientação Educacional

Desenvolvimento individualizado.

No Carbonell, a equipe entende que trabalhar as emoções é fundamental para que se promova o pensamento autônomo e o reconhecimento de potencialidades. Nesse contexto, o setor de Orientação Educacional tem como foco um olhar humanizado e individualizado relacionado aos aspectos motivacionais, comportamentais, disciplinares e de aprendizagem. O colégio visa, assim, promover a integração por meio da mediação de conflitos dentro da comunidade escolar e seu entorno, favorecendo o desenvolvimento pedagógico na busca do saber, na construção de valores, atitudes, emoções e nas relações interpessoais. O trabalho é realizado desde cedo, já a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Vale lembrar também que, por si, o acúmulo de conhecimento não resolve os desafios, mas a capacidade de superá-los contribui para o conhecimento de maneira significativa. E é nesse sentido que a Orientação Educacional, alinhada à proposta pedagógica do Colégio Carbonell, atua por meio de intervenções em sala de aula, orientações coletivas e individuais, sensibilizações e atividades lúdicas que abordam dificuldades de aprendizagem, organização de estudos, rotina escolar e questões emocionais, sempre entendendo que o conhecimento só faz sentido quando compartilhado, especialmente nas relações de troca de experiências e divergência de opiniões.