A construção do alicerce para toda a trajetória escolar se inicia com crianças a partir dos 2 anos de idade no Colégio Carbonell, que tem em seu prédio sede um andar exclusivo para o segmento. Fundamentado em ações que propiciam o desenvolvimento integral nas suas múltiplas dimensões — afetivas, pedagógicas, sociais, físicas e intelectuais —, o dia a dia nessa fase é repleto de brincadeiras e atividades coletivas que incentivam o relacionamento interpessoal. As crianças passam a confiar no mundo, nas pessoas e começam a se sentir mais seguras na realização de suas atividades, adquirem ótima autoestima e desenvolvem a capacidade de organização.
Na Educação Infantil do Colégio Carbonell, onde a brincadeira é o melhor veículo para a aprendizagem, brincar vai além de se divertir. Ao brincar, a criança desenvolve sua autonomia e concentração, resolve conflitos, relaciona-se individual e coletivamente, vive, experimenta e participa dos espaços. Nesse sentido, além do aprendizado de ordem prática, das habilidades de movimento e do entendimento das regras dos jogos, a criança explora ambientes que marcam a descoberta de uma nova realidade como um ser ativo, potente e sensível. Experimenta-se nessa fase um período de compreensão dos combinados do convívio social, da construção da base emocional, da estruturação dos valores, do enfrentamento de dificuldades e da busca de soluções.
Além disso, dado que em casa a criança constrói suas primeiras formas de significar o mundo, é imprescindível que se estabeleça uma relação de parceria entre família e escola, pois é justamente através da participação e do diálogo que possibilitamos e agregamos saberes fundamentais para o desenvolvimento em todas as dimensões. Assim, sob o olhar e a escuta atenta da equipe, em ambiente planejado e estruturado para propiciar aprendizagens significativas, as crianças investigam e conhecem o mundo nos mais diversos aspectos.