quarta-feira, 08/05/2024.

📴 No blog, Willian Girarde escreve sobre os verdadeiros desafios do Marketing Educacional

O verdadeiro desafio do Marketing Educacional em um novo mundo
texto de Willian Girarde, Gestor de Marketing do Colégio Carbonell

Desde sempre, desde a época em que era tudo mato até hoje, crianças e jovens percorrem as mais distintas trajetórias de ensino e aprendizagem que, lá no fundo, têm fundamentalmente o mesmo objetivo: formar cidadãos íntegros, impulsionando a realização de sonhos e projetos de vida. Decerto algumas escolas o fazem de maneira mais eficiente, outras menos, mas sempre foi assim. E desde sempre, desde a época em que o telefone era discado, com aquele fio todo cacheadinho, famílias procuram se comunicar com escolas, seja para efetivar a matrícula naquela que melhor se adequa às próprias expectativas, crenças e valores, seja com o intuito de acompanhar o progresso acadêmico de seus filhos. Na prática, não precisamos ir muito longe para entender que nada mudou: estudantes em todo o mundo continuam indo à escola para aprender, e suas famílias, por sua vez, em meio aos afazeres domésticos e profissionais, seguem desejando monitorar bem de pertinho o desenvolvimento de seus amores maiores.

Acontece que, embora o desejo tenha se mantido praticamente inalterado ao longo do tempo, o plano de fundo sobre o qual essa dinâmica acontece, hoje em dia, é outro. Vivemos no mundo das horas em frente a telas, do trânsito caótico, dos aplicativos instalados às dezenas e centenas de notificações, das redes sociais e seus milhões de seguidores, do acesso à informação em tempo mais-que-real, da inteligência assustadoramente artificial, dos anúncios como grãos de areia em quantidade suficiente para preencher dois ou três desertos, das notícias espalhadas por todo o canto, que, fakes ou não, já não são de exclusividade do horário nobre na antiquada TV. Vivemos a era do tenho-tudo-na-mão, do quero-agora-e-somente-agora, daquele bordão já antigo, mas mais atual que nunca, “de médico, professor e louco, todo mundo tem um pouco”. E nesse novo cenário, onde, desde sempre, as escolas visam formar cidadãos, onde os bons estudantes estão ávidos por aprender e as famílias — agora munidas de muito mais canais! — monitoram o dia a dia acadêmico quase que a tiracolo, a troca ficou mais rápida, frequente e laboriosa; tudo passou a se envolver com uma carga mais intensa da comunicação, dos sistemas tecnológicos e da exigência de respostas rápidas, precisas e bem elaboradas. Aceleramos.

Hoje, por exemplo, exceto pela tradicional, lindíssima e ainda manuscrita agendinha do Infantil, os comunicados escolares sobre compromissos importantes, sobre a rotina escolar e até sobre aquela febre da criança que repentinamente subiu a 38,9°C, ‘tadinha, chegam instantaneamente mergulhados em dezenas de outras notificações no celular da mãe que, num salto, sai correndo do escritório. Hoje, exceto nos casos em que o novo website estiver fora do ar ou o calendário digital totalmente preenchido, um agendamento de primeira visita à escola pode ser feito por meio de um sistema que integra o software de relacionamento com o cliente ao Google Calendar. Ah, e também pode ser reagendado, caso necessário, sem que haja a necessidade de informar a escola que o motivo da ausência foi a greve de metrô que atravancou a cidade; ferramentas que nos possibilitam fazer as mesmas coisas da época em que era tudo mato, mas de outra forma.

Na essência, nada mudou: desde a indicação do amigo de longa data ao anúncio digital colorido nas redes, desde o boca a boca ao álbum de fotos completo no Instagram, dos bilhetes na agenda aos parágrafos genéricos do ChatGPT, desde a folha de papel almaço ao PDF em anexo, do filme de 36 poses ao vídeo institucional com 300 mil views no YouTube; desde sempre o marketing educacional e a comunicação nas escolas foram grandes desafios. Desafios, vale dizer, que vão além do espaço no outdoor, do anúncio na tela do elevador, vão além do resultado que, patrocinado, aparece no topo do motor de busca, muito além do número de seguidores e likes. As ferramentas são novas, sim, nós vivemos em um novo cenário, mas o desafio foi sempre o mesmo: manter bem informadas toda a comunidade e as famílias em busca do sonho de formar filhos como cidadãos íntegros, de acompanhá-los nos projetos de vida, descobertas e conquistas num mundo de #nPossibilidades. Esse é o verdadeiro desafio e é por isso que estamos aqui.