22 C
terça-feira, 30/04/2024.

?️ Anos Finais: aulas de Comunicação e Expressão têm possibilitado trabalho com o gênero reportagem

? PARA ESCREVER, É PRECISO LER!
Texto e fotos de Iolanda Borá, Professora do #TimeCarbonell. ?
Para produzir um texto de determinado gênero, não basta apenas aprender a teoria. É necessário, antes de tudo, ter contato com esse gênero da maneira como ele se manifesta “na vida real” e apreciar uma grande variedade de exemplos, a fim de compreender sua finalidade, sua estrutura, sua relação com o leitor e suas características linguísticas. ?
Alinhando essa visão sobre o estudo do texto com a proposta de utilização de metodologias ativas para a aprendizagem, as aulas de Comunicação e Expressão dos oitavos anos têm possibilitado aos estudantes o trabalho com o gênero reportagem colocando a “mão na massa”. ?
Reunidos em grupos, nossos alunos e alunas foram orientados a pesquisar uma reportagem cujo tema fosse do interesse de todos do grupo. Esse foi o primeiro desafio concluído com sucesso, pois, além de conseguirem entrar em um consenso sobre o tópico a ser abordado, o que exige uma série de habilidades socioemocionais, eles também selecionaram temas bastante relevantes, dentre eles problemas ambientais, sociais e de saúde pública. ?
Em seguida, os grupos tiveram de identificar se o texto encontrado era de fato uma reportagem, e não uma notícia. Para tanto, foi preciso fazer a leitura e a análise do texto, reconhecendo sua composição. Depois disso, todos redigiram uma síntese de como suas reportagens estavam estruturadas e, juntamente com o link para acessar o texto original, fizeram uma publicação no Padlet – uma ferramenta que possibilita a criação de quadros virtuais. A ideia dessa publicação é que os diversos modelos de reportagem encontrados pelos próprios estudantes possam ser acessados por eles, bem como por alunos de outras séries, a qualquer momento.
Para finalizar, as turmas também realizaram uma breve apresentação para compartilhar suas descobertas. Foi uma maneira de introduzir, ainda, o trabalho com a oralidade em sala de aula, reforçando a importância de saber expressar o próprio entendimento, sem, necessariamente, ler ou decorar.
Os próximos passos do estudo incluem o planejamento e a produção de uma reportagem autoral e serão compartilhados em breve! Aqui, a gente te prepara para um novo mundo! ? #SouCarbonell #nPossibilidades