18.5 C
Guarulhos
sexta-feira, 05/12/2025.
spot_img

🤝🏼 No blog, “Escola e Família: quando a confiança vale mais que o ‘Dr. Google'”

Escola e Família: quando a confiança vale mais que o “Dr. Google”
texto de Wilson Lourenço, Mantenedora e Diretor Administrativo do Colégio Carbonell

Tenho visto nas redes sociais muitos “especialistas”, dos mais diversos segmentos, discutindo as questões que afetam a Educação. O acesso à informação de forma fácil permite que cada um de nós possa pesquisar, opinar e até julgar a respeito de quase todos os assuntos, porém, muitas vezes de forma genérica e rasa.

Quem nunca, ao receber um exame de sangue com alguma alteração, procurou um “especialista” nas redes para rapidamente entender o significado daquele resultado? Ou, em questões jurídicas, não pesquisou se seu direito estava sendo desrespeitado em uma situação cotidiana? Isso também tem acontecido na Educação!

Em situações de conflito — especialmente quando seus filhos estão fora dos combinados e das regras estabelecidas — há pais e responsáveis que nos procuram exigindo exceções, baseando seus argumentos em consultas rápidas na internet, as quais passam a ter um valor muitas vezes maior do que os argumentos e procedimentos criados por profissionais qualificados, com muitos anos de experiência em sala de aula e na formação dos estudantes. Esses preferem questionar o posicionamento da instituição de ensino a quem confiaram a formação de seus filhos, situação na qual o renomado psicoterapeuta Leo Fraiman classifica como uma distorção perigosa: a visão de que a escola é apenas um balcão de serviços, onde “o cliente tem sempre razão”.

A verdade é que, atualmente, a escola é um dos únicos locais do nosso cotidiano em que as famílias e os estudantes ouvem a palavra “não”. Isso não ocorre por mera burocracia ou falta de empatia, mas é um princípio ligado aos valores da instituição: o respeito às regras e ao coletivo. É na escola que as crianças percebem que o mundo não gira em torno delas e que os combinados não cumpridos geram consequências.

Como na sociedade, gerir uma escola de excelência exige garantir que todos sejam tratados da mesma forma, pois um privilégio para alguém pode gerar uma injustiça com o outro. Lidamos com isso sempre com diálogo, ainda que, em um primeiro momento, exista uma pressão das partes envolvidas para que tudo seja resolvido rapidamente. Diante disso, estamos sempre abertos a ouvir sugestões, discutir propostas em nossas assembleias com os estudantes e em nossas reuniões e atividades frequentes com os pais.

Algumas vezes a postura firme da instituição gera frustrações. A atividade educacional exige confiança e parceria formando um tripé: escola, família e estudante. Quando fortalecida, essa parceria gera muitos bons frutos. Por outro lado, quando se pode quebrar uma regra ou dar um “jeitinho” estamos dando um mau exemplo para as futuras gerações em formação. Quem confia na escola sabe que a experiência destes profissionais educadores visa sempre amadurecer, fortalecer e desenvolver as crianças, jovens e até mesmo seus pais, com bons exemplos e, principalmente, com o compromisso inegociável com a qualidade da educação e os nossos valores.

Que possamos, juntos, reafirmar esse pacto de confiança! Ao escolher o Colégio Carbonell, saibam que nossa gestão trabalha incansavelmente não apenas para prestar um serviço educacional, mas para ajudar a formar cidadãos íntegros e preparados para a vida real. Contem conosco para, lado a lado, construirmos uma jornada de aprendizado significativa, transparente e brilhante para seus filhos.

Blog Carbonell
— APOIO ÀS FAMÍLIAS —

Últimas notícias