21.9 C
Guarulhos
terça-feira, 13/05/2025.
spot_img

✍ Relação entre a cultura de dados e a Educação é pauta de texto em nosso blog; leia

Dados e Educação: Preparando Estudantes para o futuro
texto de Caroline Costa, Analista de Dados do Colégio Carbonell

Os dados estão presentes em nosso dia a dia de maneira tão natural que não percebemos. Seja ao acessarmos o Google Maps para ver o melhor caminho até o trabalho, ao compararmos produtos de várias marcas no mercado ou mesmo ao escolhermos o destino e a melhor opção de hospedagem para uma viagem. Precisamos libertar a nossa mente para nos sentirmos à vontade para falar sobre dados.

No contexto escolar não é diferente. Precisamos entender o cenário para direcionar o estudante da melhor forma, identificar suas potencialidades e necessidades. E esse entendimento só é possível quando olhamos profundamente os resultados das avaliações e atividades, somados à percepção do professor em sala de aula.

Ao preparamos estudantes para um novo mundo de #nPossibilidades, não podemos deixar de lado as habilidades sobre o futuro do trabalho divulgadas pelo Fórum Econômico Mundial. Entre elas estão:

  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
  • Pensamento analítico e inovação;
  • Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Pensamento crítico.

Falar sobre a aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado envolve ensinar o estudante a analisar seus próprios resultados, entender quais suas dificuldades e buscar caminhos junto ao professor, que deve atuar como um mentor e gestor da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista de sua aprendizagem.

“O papel ativo do professor como design de caminho, de atividades individuais e de grupo, é decisivo e o faz de forma diferente. O professor se torna cada vez mais um gestor e orientador de caminhos coletivos e individuais, previsíveis e imprevisíveis, em uma construção mais aberta, criativa e empreendedora”. (MORAN, 2015, p. 39)

Quando incentivamos o estudante a olhar criticamente para seus resultados, estamos promovendo não apenas a melhoria de seu desempenho acadêmico, mas também preparando-o para enfrentar desafios pessoais e profissionais. Aprender a reconhecer suas potencialidades e necessidades, buscar soluções e cultivar a autorresponsabilidade criam a base para uma mentalidade de crescimento. Assim, desenvolvem-se as competências que o farão prosperar em um mundo em constante transformação, onde aprender a aprender é a habilidade mais valiosa para o futuro.

Alto desempenho é fazer o estudante ser sua melhor versão!

Blog Carbonell
— APOIO ÀS FAMÍLIAS —

Últimas notícias