10.9 C
Guarulhos
sexta-feira, 01/08/2025.
spot_img

📈 Excelência acadêmica com propósito: por que o ENEM é só parte da história

Excelência acadêmica com propósito: por que o ENEM é só parte da história
texto de Andréa Lourenço, Mantenedora do Colégio Carbonell

O que realmente importa quando falamos em sucesso escolar?

Muitas vezes, quando pensamos em sucesso escolar, a primeira coisa que pensamos é o desempenho em provas — especialmente o resultado no ENEM. Sem dúvida, esse é um indicador importante, especialmente para quem está encerrando a Educação Básica e buscando o ingresso no ensino superior. Mas será que ele deve ser o principal critério para avaliar a qualidade de uma escola?

A resposta é: não. E nem deveria ser.

Aqui no Colégio Carbonell, por exemplo, temos muito orgulho dos resultados que conquistamos no ENEM: 1º lugar entre as escolas de Guarulhos, 22º no Estado de São Paulo e 127º no Brasil. Esses números refletem o compromisso do nosso time, o esforço dos nossos estudantes e a parceria com as famílias. Mas, apesar de celebrarmos essa conquista, sabemos que o verdadeiro sucesso vai além das notas e das provas.

A escola é um espaço de formação humana. É onde crianças e jovens aprendem a conviver, a lidar com frustrações, a respeitar o outro, a trabalhar em equipe, a desenvolver autocontrole, persistência, empatia e tantas outras habilidades que não aparecem em boletins ou rankings.

Por isso, quando pensamos em indicadores de sucesso de uma escola, precisamos olhar também para outros sinais: o progresso individual de cada estudante — não só em notas, mas em atitudes, autonomia e autoestima, o engajamento genuíno com os estudos e com os projetos da escola, a qualidade das relações construídas entre estudantes, professores, time e famílias, a permanência de professores e colaboradores que acreditam no propósito da escola, o quanto os valores institucionais são realmente vividos no dia a dia e não apenas divulgados em campanhas.

Ter indicadores claros e diversos ajuda a escola a manter o foco, tomar decisões conscientes e evoluir com coerência. O ENEM pode e deve fazer parte desse conjunto, mas como um dos elementos, e não como o único termômetro de qualidade.

Porque, no fim das contas, o sucesso de uma escola está em formar pessoas completas — que sabem pensar, sentir, colaborar, se posicionar e transformar o mundo à sua volta.

E isso, felizmente, não se mede só com números.

Blog Carbonell
— APOIO ÀS FAMÍLIAS —

Últimas notícias