quarta-feira, 15/05/2024.

👨‍🎓 Uma nova forma de estudar: o +Carbonell como ferramenta de bons resultados e conquistas

Recentemente, em importantes encontros para definir os próximos passos do Colégio Carbonell, o conceito de aprendizagem se elevou ao cerne de uma nova missão: “Promover a aprendizagem com excelência e inovação, formando indivíduos capazes de lidar com os desafios da vida contemporânea”. Ficou evidente, ali, nossa crença de que é justamente através do processo de aprendizagem que desenvolvemos, como seres humanos, a capacidade de se adaptar e lidar com os desafios do mundo em constante mudança, ampliando nossas perspectivas e possibilidades de realização pessoal e profissional.

E, já que o assunto envolve desafio, no ar fica uma pergunta: como, de fato, alguém pode promover a aprendizagem? E mais: especialmente no caso de nossos jovens alunos, como os estudos diários orientados podem auxiliá-los nesse complexo processo de aprender?

Há de se considerar, obviamente, que o processo de aprendizagem envolve diversas etapas e fatores, ou seja, não apresenta fórmula mágica e leva em conta as peculiaridades de cada pessoa, suas características individuais, podendo ocorrer até de forma inconsciente. A questão é tão complexa que existem diferentes teorias sobre como ocorre o processo de aprendizagem, incluindo a teoria do condicionamento clássico, do condicionamento operante, a teoria cognitiva, a humanista, dentre outras. Mas há de se concordar também que o sucesso do processo de aprendizagem perpassa pelas nuances do cérebro — remetendo-se, assim, à neurociência — com suas emoções, memória, pensamento e motivações — bem como com o estado do corpo, fisicamente falando, de quem aprende.

Foi pensando justamente nisso que Andréa Lourenço, nossa Mantenedora, idealizou o +Carbonell, inovador programa do Colégio Carbonell que inspira o jovem a se dedicar ainda mais aos estudos, auxiliando-o também na tarefa de organizá-los. Baseado nos princípios da neurociência, foi formatado para proporcionar um ambiente de aprendizagem realmente eficiente, onde, com o apoio de professores dedicados de modo exclusivo, estudantes permanecem na escola após as aulas cumprindo tarefas programadas para o dia e exercitando o hábito do estudo diário. No +Carbonell, boa parte dos componentes curriculares apresentam crescimento e a média dos estudantes aumenta já nos primeiros meses, fatos que potencializam a aprendizagem — mesmo em seu complexo processo —, a absorção dos conteúdos e, assim, aumentam significativamente as chances de bons resultados e conquistas.

Enfim, “Promover a aprendizagem com excelência e inovação, formando indivíduos capazes de lidar com os desafios da vida contemporânea” não é tarefa fácil, mas nos anima, movimenta e impulsiona todos os dias no Colégio Carbonell. Por mais complexa que seja, a tarefa de garantir que nossos estudantes aprendem o que está sendo ensinado exige de nós aperfeiçoamento constante, sempre elaborando, investindo e mantendo ferramentas como o +Carbonell em nosso rol de #nPossibilidades.