20 C
sexta-feira, 26/04/2024.

4ª Maratona Cultural

O evento contou com mais de 300 pessoas e proporcionou a experiência e a vivência de um tema por vezes esquecido: “Cultura popular, raízes de um povo”.

Guarulhos, setembro de 2012 – No último sábado, dia 15 de setembro, o Colégio Carbonell realizou a sua 4ª Maratona Cultural.

O evento foi coordenado pela educadora Soraia Ninzolli, responsável pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e teve como tema a cultura popular brasileira.

No evento os alunos da Educação Infantil apresentaram trabalhos sobre histórias do folclore brasileiro, enquanto os alunos do Fundamental I falaram sobre a cultura indígena, literatura de cordel, centenário de Jorge Amado e Parlendas e brincadeiras do folclore nacional.

O evento proporcionou uma reconstrução de cenários da cultura nacional, fazendo com que tanto os alunos como os visitantes pudessem reviver os costumes de cada uma delas: “Para os pequenos da Educação Infantil, a construção do cenário do Sítio do Picapau Amarelo, foi realmente enriquecedor. As salas se transformaram em biblioteca do Visconde, cozinha da tia Nastácia, quarto da Narizinho e sala da Dona Benta. Os personagens folclóricos viveram aventuras nesse cenário. Se nós adultos, entramos nessa deliciosa brincadeira, imagino como deve ter sido ao olhar de uma criança.”, afirma Soraia.

Além dos trabalhos nas salas de aula durante o evento aconteceram também apresentações de música e danças regionais no recém-inaugurado anfiteatro do colégio, com capacidade para até 200 espectadores. Segundo Soraia, “as apresentações no Anfiteatro do colégio proporcionaram, além do conhecimento de diversas manifestações culturais, uma oportunidade de experimentar o palco. Muitas crianças têm receio de uma exposição maior, por isso tivemos muito cuidado e respeitamos as características de cada aluno. Pouquíssimos alunos não quiseram participar desse momento, e, para a grande maioria foi uma oportunidade de mostrar o seu trabalho, aprender a lidar com mais uma situação.