🧠 A neurociência do boletim: como a constância transforma o rendimento escolar

A Neurociência do Boletim: como a constância transforma o rendimento escolar
texto de Letícia Arakaki, Orientadora Educacional dos Anos Finais do Colégio Carbonell

Para muitos estudantes, é comum estudar todo o conteúdo na véspera de uma prova. Uma das explicações para essa escolha é que os conteúdos ficam mais frescos na memória, mas será que isso realmente traz resultados positivos para a aprendizagem?

Para entender a diferença entre memorização e aprendizagem, imagine que você está diante de um gramado alto. Se der apenas alguns passos e não voltar mais, a grama logo retornará à altura original. Porém, se cruzar o mesmo caminho diariamente, a vegetação se adaptará à sua passagem, criando uma trilha bem marcada. Estudar sem consistência é como dar um único passo no mato; já a rotina de estudos é o que consolida essa trilha na nossa memória de longo prazo.

Estudar “de última hora” facilita apenas a memorização de uma atividade específica, e não a aprendizagem efetiva do conteúdo a longo prazo. Além disso, o estudante se sente pressionado, ansioso e, principalmente, cansado, pois teve de assimilar um conteúdo extenso em um prazo muito curto. Após realizar a avaliação, tudo aquilo que foi estudado um dia antes começa a ser esquecido.

Por meio da chamada “Curva do Esquecimento”, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus demonstra graficamente como o nosso cérebro tende, naturalmente, a descartar informações recém-adquiridas que não são revisadas com constância.

É com esse objetivo que o projeto +Carbonell dos Anos Finais valoriza uma rotina de estudos, incentivando o hábito diário de estudar, revisar conceitos, resolver exercícios e contextualizar ideias. Essa rotina, com hábitos consistentes, ajuda o estudante na preparação para as provas e, principalmente, colabora para a aprendizagem significativa. No projeto +Carbonell, os estudantes dos Anos Finais vivenciam esse momento de forma prazerosa e produtiva ao assumirem o protagonismo de seus estudos. Eles criam os próprios roteiros de estudos e definem as prioridades do dia — avaliando o que é mais rápido, o que exige mais foco ou onde sentem maior dificuldade. Com isso, os estudantes descobrem seu estilo único de aprender e desenvolvem estratégias personalizadas de estudo, além de alimentarem o hábito de estudar todos os dias.

Blog Carbonell
— APOIO ÀS FAMÍLIAS —

Últimas notícias