terça-feira, 30/04/2024.

Alimentação balanceada é aqui!

O Colégio Carbonell vai iniciar o ano de 2014 promovendo hábitos alimentares saudáveis para seus alunos, com algumas novidades na cantina.
As crianças e os adolescentes precisam de muita energia para realizar as atividades do cotidiano e ter um bom rendimento nos estudos. Sabemos que é muito importante se alimentar bem e ingerir nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas. Entretanto, o consumo exagerado de determinados nutrientes pode ser algo danoso ao nosso organismo. Por exemplo, comer carboidratos e açúcares em excesso pode levar ao desenvolvimento de obesidade e diabetes.
Esse é um risco que está crescendo cada vez mais, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso. Doenças que antes eram consideradas de adultos tais como colesterol alto, pressão alta, diabetes e doenças do coração são problemas que muitas crianças e adolescentes atualmente tem apresentado.
Esses problemas estão diretamente ligados com os hábitos alimentares da maioria dos jovens. Esses hábitos se iniciam em casa, mas tem como segundo ponto de referência a escola, mais especificamente, a cantina da escola.

Pensando nisso, a cantina do Colégio Carbonell ao longo dos anos vem adotando um cardápio saudável. Restringimos: os salgados fritos (coxinhas, risoles), salgados que contenham o ingrediente bacon, salgadinhos industrializados, chicletes, pirulitos, biscoitos recheados, sucos em pó, refrigerantes e chocolates com peso maior que 30g.

O cardápio contará com sucos variados (polpa e natural), água de coco, sucos (lata ou caixinha) normal, light ou orgânico, vitamina de frutas, chocolate quente, leite com café, suco à base de soja. Lanche natural, salgados assados (diversos), pão de queijo, pão na chapa, misto quente, queijo quente, barra de cereais, barra de gergelim, chocolates com peso até 30g, bolos confeccionados com vegetais ou frutas in natura, mousse de frutas, salada de frutas, entre outras novidades.

Além disso, nosso restaurante possui cardápio balanceado e oferta diária de arroz integral, preparações com carne de soja e uma variedade de verduras e legumes. Algumas receitas são preparadas no forno inteligente que a cozinha possui, mantendo assim os nutrientes e um diferencial em preparações fritas, todas preparadas no forno.

Para alunos com dieta ou restrição alimentar, solicitamos que comuniquem a cantina/restaurante pelo e-mail