terça-feira, 07/05/2024.

📃 Leia texto de Wilson Lourenço, diretor do Carbonell, sobre os desafios da educação atual

A EDUCAÇÃO NÃO É PARA AMADORES
por Wilson Lourenço, Diretor do Colégio Carbonell, em Guarulhos-SP

A educação é um assunto frequente nas conversas entre pais que têm filhos em idade escolar, avós, outros familiares, amigos e vizinhos. É comum os mais velhos lembrarem do tempo em que frequentavam a escola e comentarem frases como “na minha época o professor era respeitado”; “a diretora era rígida”; “todos prestavam atenção”; “eu me levantava quando o professor entrava na sala”. São lembranças que muitas vezes contrastam com as preocupações contemporâneas em relação à aprendizagem, comportamento dos alunos e os desafios da educação atual.

Conforme a discussão entra no tema das dificuldades de aprendizado, das posturas dentro e fora das salas de aula e da escola, respeito mútuo e liberdade individual, surgem diferentes pontos de vista e uma explosão de opiniões sobre como conduzir a educação de crianças e jovens. Afinal, quem nunca viu nas redes sociais postagens, vídeos e exemplos de como deveria ser a educação atual? ➟

O fato é que, em um mundo com tantos avanços tecnológicos e acesso instantâneo a informações, ficamos muito superficiais em nosso entendimento sobre questões importantes para a sociedade, em especial sobre a educação. Chegamos ao ponto de algumas famílias defenderem o homeschooling, a educação escolar em casa conduzida pelos próprios pais, como uma forma de tornar mais efetiva a educação dos seus filhos. Os que defendem esta ideia pouco sabem sobre a complexidade que envolve o ato de educar.

A escola é um lugar sagrado e seguro, destinado ao desenvolvimento das crianças das mais variadas formas; é onde elas têm a oportunidade de crescer, aprender e interagir com colegas, criando memórias afetivas que durarão a vida toda. É nesse ambiente que estabelecem suas primeiras amizades, enfrentam desafios, resolvem conflitos e, às vezes, deparam-se com a frustração.

Logo nos primeiros dias, as crianças estabelecem novas rotinas, aprendem a lidar com horários, conhecem outros ambientes, situações e pessoas novas. São experiências fora do seu convívio familiar que ampliam seu repertório e ajudam a construir um sentimento de ser parte de um grupo, de uma comunidade. ➟

Além disso, é nas escolas que as crianças têm acesso a um vasto conhecimento acumulado ao longo de séculos, transmitido com base em metodologias cientificamente comprovadas. Esse processo educacional é orientado por uma estrutura pedagógica que reúne recursos e profissionais qualificados e experientes, cujo objetivo é proporcionar a melhor aprendizagem possível para cada estudante.

Nestes tantos anos convivendo com profissionais da educação, percebo que a maioria deles é composta por pessoas especiais que se dedicam a servir crianças e jovens com muita dedicação, amor e atenção. Eles têm o desejo de formar gerações de pessoas melhores e felizes. Educar é tão desafiador que, por vezes, as próprias famílias por excesso de amor podem desviar do caminho certo. Afinal, a educação não é para amadores!