O inverno chegou! Nutricionista do Carbonell dá dicas sobre boa alimentação na estação mais fria do ano.

O inverno chegou! Nutricionista do Carbonell dá dicas sobre boa alimentação na estação mais fria do ano.

? INVERNO
Alimentação nas estações do ano! ☃️
? Texto por Lilian Meira, Mãe e Nutricionista do Colégio Carbonell.
Nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido neste friozinho e nada melhor que consumirmos alimentos saudáveis e gostosos que auxiliam nesse processo!
No inverno, o ar é mais seco e é importante que todos estejamos atentos aos cuidados necessários à prevenção da transmissão de bactérias e vírus causadores de doenças respiratórias. A nossa alimentação precisa de uma atenção especial neste período do ano!
Aproveite as dicas a seguir:
? Sopas
Ótima opção para os dias mais frios, o consumo de sopas com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica. Evite acrescentar creme de leite ou queijos amarelos.
☕ Chocolate quente
Para essa bebida deliciosa, basta utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e leite zero lactose semidesnatado.
? Chás
Bem quentinhos, garantem aquecimento para o corpo e têm função terapêutica. O ideal é consumir o chá sem acrescentar açúcar, pois, assim, o organismo obterá todos os benefícios de ervas como camomila, cidreira, erva-doce e hortelã.
? Fondue
Muito consumido nos dias frios, os mais comuns são o de queijo e o de chocolate. Atente-se a alimentos que serão utilizados para fazer o fondue e seus acompanhamentos. Na versão doce, é importante utilizar chocolates com maior teor de cacau e evitar outros doces como guarnição, dando preferência às frutas; para a versão salgada, opte por queijos brancos e legumes como acompanhamento.
? Vegetais, legumes e frutas
Vegetais, frutas e legumes devem ser consumidos mesmo em dias frios, uma vez que são ricos em vitaminas, minerais e água; além disso, promovem saciedade, diminuindo os exageros alimentares, e são melhores cozidos, assados ou grelhados. Chips de vegetais também são uma boa opção!
? Hidratação
Beber água é essencial em dias frios, pois uma boa hidratação é necessária para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias.
? Rotina de exercícios e sono
É importante incluir uma rotina de exercícios físicos diária — avalie o que é possível neste momento! — e um bom sono com duração de 6 a 8 horas.
O conjunto dessas ações deve melhorar sua qualidade de vida e fortalecer seu sistema imune para que, assim, você possa passar o inverno de modo mais saudável e confortável! ❄️
Aqui, a gente te prepara para um novo mundo! ? #SouCarbonell #nPossibilidades