domingo, 05/05/2024.

♟️ Bingo enxadrístico: atividade lúdica e divertida estimula aprendizagem no Clube de Xadrez

O Bingo Enxadrístico é uma atividade lúdica que auxilia os estudantes na aprendizagem do xadrez e, com ele, ainda mais capacidades cognitivas são potencializadas. A atividade do nosso Clube ainda é capaz de trazer alguns benefícios pedagógicos para os estudantes, incluindo:

✔️ Estímulo à atenção e concentração: o bingo — embora em alguns contextos seja considerado prática de azar — é um jogo que exige atenção e concentração, pois os alunos precisam estar atentos aos números sorteados (no caso do bingo enxadrístico, são imagens em vez de números) para marcá-los corretamente em suas cartelas.

✔️ Estímulo à socialização: o bingo é uma atividade geralmente realizada em grupo, o que pode estimular a socialização e a interação entre os alunos e desenvolver habilidades sociais importantes, como a comunicação e a colaboração.

✔️ Desenvolvimento da paciência e da perseverança: como experiência, o bingo pode ser demorado e os participantes precisam esperar pelo número correto ser sorteado para poder marcar a cartela, de modo que a paciência e a perseverança também são trabalhadas.

✔️ Desenvolvimento da habilidade de seguir regras: o bingo é um jogo com regras claras e os alunos precisam respeitá-las para jogar corretamente. Sua prática pode ajudar a desenvolver a habilidade de seguir regras e respeitar normas, além de alguns outros como desenvolvimento da coordenação motora fina e reforço do aprendizado de conteúdos.

Fotos do Bingo Enxadrístico aplicado no Clube de Xadrez do Colégio Carbonell você acessa, curte e compartilha abaixo. Ao final da atividade, de tanto que curtiram, alguns estudantes ainda nos perguntaram se podiam levar o material para casa a fim de jogar com os familiares.

Aqui, a gente te prepara para um novo mundo! ? #SouCarbonell #nPossibilidades