domingo, 28/04/2024.

🤝🏼 Blog: orientadora Letícia Arakaki escreve sobre a convivência e a resolução de conflitos

Convivência e Resolução de Conflitos
texto de Letícia Arakaki, Orientadora Educacional dos Anos Finais

Reconhecemos que a escola é um espaço social de convivência, onde diferentes perspectivas, personalidades e valores se entrelaçam, o que pode gerar conflitos. Contudo, é importante ressaltar que tais situações não devem ser encaradas apenas como obstáculos, mas sim como oportunidades valiosas para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Ao caminhar pelo colégio, encontramos amigos conversando, grupos realizando algum trabalho, colegas brincando e rindo sobre algum assunto, pessoas se aproximando por afinidades ou se afastando pela falta da mesma, sussurros sobre um mal entendido e olhares desconfiados diante de um desacordo. São cenas cotidianas que podem gerar conflitos e situações desafiadoras esperadas da convivência humana.

Ao lidar com conflitos, temos a oportunidade de aprendizado para conviver de maneira positiva, desenvolver a consciência de nossos pontos de melhoria e explorar possibilidades de resolução. Entramos em contato com nossos valores e somos incentivados a antecipar as consequências de nossas ações.

No Colégio Carbonell, encaramos esses conflitos como momentos propícios para que nossos estudantes exerçam a autorregulação, descentralizando seus pontos de vista e considerando diversas perspectivas. Acreditamos na importância de buscar estratégias que promovam o bem-estar de todos os envolvidos, transformando os conflitos em aprendizados significativos.

Tudo inicia-se com a escuta ativa, com respeito, considerando o olhar e todos os sentimentos envolvidos de cada indivíduo. Quando estamos abertos para essa escuta com o objetivo de entender a situação, abrimos espaço para que as pessoas exponham seus pontos de vista e intenções, e o acolhimento é sentido por todos os envolvidos.

Essa abordagem vai além da mera identificação e punição. Busca compreender os impactos das ações nas relações individuais e no grupo como um todo, valorizando a diversidade de perspectivas e trabalhando para construir caminhos colaborativos em direção à resolução dos problemas, promovendo um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.

Acreditamos que, ao sermos ouvidos e ao ouvir o outro, podemos criar um espaço de diálogo sincero e construtivo. Encorajamos todos a considerar diferentes pontos de vista, pois é dessa diversidade que surgem soluções criativas e efetivas.

É essencial contar com a parceria de toda a comunidade escolar para fortalecer, juntos, a cultura de respeito, empatia e cooperação. Ao transformar conflitos em oportunidades de crescimento, construímos um ambiente escolar mais inspirador e preparado para os desafios do futuro.