19 C
quarta-feira, 08/05/2024.

📑 Muito além da burocracia: no blog, Raquel Favatto desmistifica a secretaria escolar

Por dentro da Secretaria Escolar: muito além da burocracia
texto de Raquel Favatto, Secretária Escolar do Colégio Carbonell

Quando se pensa em uma Secretaria Escolar, a imagem que frequentemente vem à mente é a de um espaço frio, repleto de papéis, carimbos e procedimentos burocráticos. No entanto, por trás dessa primeira impressão, existe um mundo complexo que desempenha um papel importante no funcionamento de uma instituição de ensino. A Secretaria é muito mais do que uma simples executora de trâmites administrativos; ela conecta estudantes, professores, pais e comunidade, garantindo que a engrenagem da educação esteja em constante movimento.

Adentrando à parte burocrática, a principal função de uma Secretaria Escolar é, sem dúvida, lidar com os procedimentos administrativos que permeiam a vida escolar. Matrículas, emissão e arquivo de documentos… A Secretaria é a guardiã dos registros acadêmicos, garantindo a integridade das informações que refletem o progresso dos estudantes em sua jornada educacional e a legalidade do funcionamento da escola. Além disso, a Secretaria também zela pela gestão, segurança e privacidade dos dados e é quem preserva a memória escolar. Mas, provavelmente, vocês já saibam de tudo isso.

O que não está no automático, no senso comum, é que a Secretaria Escolar não é só burocracia. Quando informações de cadastro e documentos são enviados por um sistema para realizar a matrícula no início do ano letivo, há algo além do olhar que é lançado sobre os documentos. Há uma alegria genuína que eu, Secretária Escolar, compartilho com essa família, afinal, estou formalizando o início de um novo capítulo emocionante na vida acadêmica e social desse estudante. Por trás desses papéis e números, eu vejo um futuro cheio de vida e de possibilidades para cada aluno que cruza os nossos portões no primeiro dia de aula. E, conforme o ano avança, a Secretaria segue acompanhando as conquistas de cada aluno por meio dos registros, reconhecendo o seu crescimento e desenvolvimento, transcendendo as formalidades e burocracias para se tornar testemunha silenciosa, porém apaixonada, das histórias que se desdobram dentro das paredes do nosso Colégio. Cada papel arquivado é mais do que um registro, é a validação da dedicação e do esforço dos estudantes, professores e pais.

E quando chega o momento de dizer adeus, a Secretaria entra de novo em ação para fechar com ele, o estudante, esse ciclo, vibrando e torcendo para que alce voos mais altos e que seja, acima de tudo, feliz. Emitir o histórico escolar e o certificado de conclusão não é apenas um ato de rotina; é a finalização de uma jornada que compartilhamos, mesmo que não saibam.

Portanto, embora a Secretaria Escolar seja vista somente como a parte “chata”, ela não é apenas um espaço de papéis e processos. É um local onde sorrisos de satisfação se misturam com assinaturas, onde histórias de superação se entrelaçam com carimbos. É o local onde a administração encontra seu lado humano e empático.