sexta-feira, 17/05/2024.

🎓 No blog, Wilson Lourenço escreve sobre o propósito que nos move na Educação

Propósito: eu trabalho com a Educação
texto de Wilson Lourenço, Mantenedor do Colégio Carbonell

Ontem (1) foi o Dia do Trabalho e eu quero refletir sobre o propósito que move os profissionais da Educação.

Ser educador é complexo! Exige uma dedicação constante, muita paciência, resiliência, esforço mental, verbal e físico, além de muitos conhecimentos teóricos e práticos para serem transmitidos aos nossos estudantes de forma didática, simples e divertida. Todas estas características, no entanto, são insuficientes se o educador não tiver um propósito claro em sua trajetória profissional.

Educar dá muito trabalho e precisa da união dos esforços da criança, da família e da escola!

Para mim, atuar na Educação é a possibilidade de formar cidadãos íntegros, capazes e dotados de conhecimentos e princípios que possam ajuda-los na vida adulta a enfrentar os seus desafios e (quem sabe?) possam contribuir com o bem comum da sociedade.

Quando o trabalhador da Educação é comprometido e tem um propósito, ele produz impacto duradouro na vida dos estudantes por meio da sua atuação diária, pelo compartilhamento de conhecimentos e de experiências que criam memórias inesquecíveis. Quem não se lembra dos momentos em que passamos na escola ou de profissionais que marcaram nossa trajetória?

Os educadores têm o privilégio e a responsabilidade de influenciar as mentes dos jovens inspirar o futuro. São sonhos que surgem e que precisam ser cultivados e explorados com a dedicação atenta destes profissionais que acreditam no potencial de cada um, na transformação diária, gerando uma melhor versão de si, elevando a régua do aprendizado, do caráter e da coragem em se superar.

Todos os trabalhadores são importantes para a nossa sociedade, mas o que atua na Educação, especialmente quando motivado pelo propósito de vida, é capaz de mudar o mundo com a dedicação ao seu trabalho e o poder transformador da Educação!

Vamos em frente!