![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t8d/1/16/1f467.png)
![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/tc/1/16/1f466.png)
Você já parou para escutar uma? ![????](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t9b/1/16/1f468_200d_1f469_200d_1f467_200d_1f466.png)
![????](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t9b/1/16/1f468_200d_1f469_200d_1f467_200d_1f466.png)
Sentir, perceber, considerar, observar e dar voz são ações relacionadas à escuta da criança, reconhecida como ser pleno, potente, capaz e dotado de subjetividades. ![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/tab/1/16/1f476.png)
![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/tab/1/16/1f476.png)
Escutar as crianças tem a ver com respeito e compreensão, com postura e conduta, com afeto e sensibilidade daquele que escuta; tem a ver com abrir o coração à conexão que vai além de palavras que saíram da boca e adentraram os ouvidos, pois as crianças falam também por gestos, atitudes, choros e silêncios. Escutar significa também acolher os sentimentos, as emoções e os pontos de vista da criança. ![?️](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/tfb/1/16/1f5e3.png)
![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t68/1/16/1f495.png)
![?️](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/tfb/1/16/1f5e3.png)
![?](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t68/1/16/1f495.png)
Agora, feche os olhos. No vídeo a seguir, em homenagem ao Dia das Crianças, nada de imagens e movimento, somente sons; é, na verdade, uma oportunidade para você ouvir, ou melhor, ESCUTAR crianças. Afinal, você já parou para escutar uma? ![❤️](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t6c/1/16/2764.png)
![❤️](https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t6c/1/16/2764.png)