Dia de Tiradentes! Aprenda um pouco de história com o texto escrito pelo Professor Maicon Miguel!

Dia de Tiradentes! Aprenda um pouco de história com o texto escrito pelo Professor Maicon Miguel!

?? TIRADENTES
Um pouco de história! ?
Texto escrito pelo Professor Maicon Miguel, da #equipecarbonell.
“Em 21 de abril, comemoramos o dia de um personagem histórico, considerado por muitos um herói nacional; nesta data comemoramos o Dia de Tiradentes (1746-1792).
Tiradentes — que na verdade chamava-se Joaquim José da Silva Xavier — foi um alferes e um dos grandes líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido também por trabalhar extraindo dentes, daí o seu apelido.
A Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos que tinha por objetivo a separação do Brasil em relação a Portugal. A principal causa deste movimento se deu porque a partir de 1760 houve uma grande queda da produção do ouro e consequentemente uma diminuição na arrecadação de impostos em cima deste produto. A Coroa Portuguesa acreditava que a arrecadação de impostos havia diminuído por razão de contrabando ou sonegação, por isso instituiu a derrama (cobrança de impostos considerados atrasados).
Tiradentes uniu-se a outras pessoas que também eram contra a derrama e planejaram uma conspiração que deveria ocorrer no dia da cobrança. Nesse contexto, além do cancelamento da derrama, também nasceu a ideia de separar a região de Minas Gerais do restante da colônia e transformar o território em uma república.
Entretanto, o movimento conspiratório foi denunciado e o governador ordenou o fim da derrama e a prisão dos inconfidentes. De todos os detidos, somente Tiradentes foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792; os demais foram condenados à prisão perpétua ou ao exílio.”
? Traremos, mais tarde, algumas dicas para que todos aprendam um pouco mais sobre nossa história!