Confiança, respeito e parceria: Colégio Carbonell segue em frente com atividades em plataformas digitais

À primeira vista, a rotina diferente em pleno mês de março soou estranha; afinal, novamente o Carbonell estava vazio. E não era por conta do Carnaval ou das férias. Desta vez, de repente, a escola se silenciava por conta de uma pandemia, termo incomum que só aparecia nas aulas de Biologia ou Ciências. Para conter o surto do Novo Coronavírus (Covid-19), um decreto do Governo Estadual ainda sugeria a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado nas escolas públicas e privadas. Na última quinta-feira (19), o colégio já estava de portas fechadas.

Os dias que antecederam a pausa foram movimentados. Amparadas em recomendações médicas e orientações das instituições de referência, Direção e Coordenações trabalharam para responder de modo rápido às demandas, especialmente em favor do bem-estar dos estudantes, colaboradores e suas famílias. Na esfera pedagógica, a decisão foi a de seguir em frente com aulas online, envolvendo dezenas de professores e utilizando-se das plataformas digitais do SAS e também do Google, parceiros estratégicos do Colégio Carbonell. Uma novidade.

“Fiquei agradecida pelo colégio não deixar os alunos ociosos e perdendo conteúdos.”

Com o apoio das famílias, crianças e jovens de todos os segmentos abraçaram a ideia e, já em suas casas, mergulharam nas dezenas de atividades propostas pelos professores, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Pela internet, a escola rapidamente voltou a se movimentar, encheu-se de energia e, em poucos dias, os resultados começaram a aparecer. “Muito bacana a atitude do Colégio Carbonell em explorar atividades online neste período de quarentena!”, disse uma das mães em mensagem enviada à Coordenação. Outra mãe, aliviada, mencionou a rotina de estudos: “Meu filho acorda às 7h para se preparar para a aula online às 7h30! Fiquei agradecida pelo colégio não deixar os alunos ociosos e perdendo conteúdos”.

“Consegui uma proximidade muito maior com vários alunos e isso me deixou bem feliz!”

Professores e colaboradores se mostraram satisfeitos com a opção de seguir em frente com aulas online. Carla, Professora do Ensino Fundamental 2, demonstrou alegria ao falar sobre envolvimento de seus alunos de 9° ano: “Hoje, fiz todas as minhas aulas no (Google) Meet. Foi extremamente produtivo e até os mais tímidos expuseram seus posicionamentos. Consegui uma proximidade muito maior com vários alunos e isso me deixou bem feliz”. Já os colaboradores curtem uma nova realidade, com muitas reuniões online e trocas de mensagens ao longo do dia. Em mensagem enviada à equipe na tarde de segunda-feira (23), a Mantenedora Andréa Lourenço afirma que o momento é de evoluir: “Sabemos que os nossos dias serão diferentes daqueles que estamos habituados, mas tenho a certeza de estarmos aprendendo muito”.

“… nossos dias serão diferentes daqueles que estamos habituados, mas tenho a certeza de estarmos aprendendo muito.”

O Carbonell continua monitorando as notícias sobre o Novo Coronavírus no Brasil e no Mundo para, sempre à frente, seguir tomando decisões que beneficiem toda a sua comunidade escolar. É importante que famílias sigam acompanhando o envio de comunicados via e-mail para mais informações sobre os próximos passos do colégio no enfrentamento ao surto.