Café com a Direção: preparamos um resumo com questões que foram abordadas durante encontro virtual com as famílias

Café com a Direção: preparamos um resumo com questões que foram abordadas durante encontro virtual com as famílias

 

Por conta da pandemia, pela primeira vez o “Café com a Direção” aconteceu virtualmente. Nos últimos dias, via Google Meet, duas edições envolvendo pais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental aconteceram e, especialmente aos que não puderam participar, compilamos os principais assuntos que foram abordados no encontro. Clique nas questões a seguir e leia:

Embora seja um momento muito delicado, em que vidas estão se perdendo por conta do Novo Coronavírus, nós, da Equipe Carbonell, seguimos trabalhando e acreditando que o momento é de se redescobrir, de encarar novas rotinas e um novo modo de ser, viver e conviver. Com mudanças repentinas na vida de todos, vivemos tempos e tomamos decisões antes inimagináveis, mas sempre pensando no bem estar de nossas famílias, estudantes e toda a comunidade escolar. Acreditamos que o mundo será diferente e melhor após a pandemia.

O contexto da pandemia pode se alterar a qualquer hora, mas agora, no momento em que se publica este texto (15/4), o Colégio Carbonell segue com aulas e atividades online em todos os segmentos. A decisão da Equipe Carbonell leva em conta uma previsão de retorno às aulas presenciais por parte de autoridades da área de saúde e, principalmente, considera algumas questões importantes que envolvem o bem estar dos alunos e famílias:

  • Seria adequado e produtivo pausar as atividades pedagógicas, entrar em férias e, então, quinze dias ou um mês depois, retomar as aulas em formato online?;
  • Seria saudável manter crianças e jovens em casa, sem poder viajar, visitar avós, curtir a família ou atividades de entretenimento ao longo de férias forçadas durante a quarentena e, então, retomar atividades na escola e seguir por meses a fio no segundo semestre?

Não é de hoje que o Carbonell se utiliza de ferramentas digitais como complemento e apoio às suas atividades cotidianas, tanto na esfera pedagógica quanto administrativa. Para isso, há anos mantém parceria com empresas da área tecnológica que dão apoio técnico às aulas, à comunicação interna, ao registro, segurança e armazenamento de dados, além de  muitas outras áreas de atuação.

Nesta crise, equipes pedagógicas e de tecnologia optaram pelo uso dos aplicativos do Google voltados à Educação, especialmente o Classroom (sistema de gerenciamento de conteúdo que simplifica a criação, distribuição e avaliação de trabalhos), o Meet (plataforma de comunicação que inclui mensagens instantâneas e chat de vídeo para a interação, via web, entre nossos professores e estudantes) e os Sites do Google. Alunos ingressam usando e-mails do próprio Colégio Carbonell (@soucarbonell.com.br) e participam de aulas e atividades.

Vale dizer, ainda, que o Sistema SAS — parceiro responsável por nossa Plataforma de Educação — conta com ferramentas digitais importantes, que também servem de apoio aos estudantes neste período de suspensão das aulas presenciais. Quanto ao material impresso, também útil às aulas e atividades, com agenda e procedimentos pré-estabelecidos pelo Colégio Carbonell, serão entregues de maneira segura aos pais/responsáveis.

Talvez seja importante estabelecer horários nesses tempos de quarentena e as famílias, assim, conseguirão administrar melhor a participação dos filhos nas atividades online. A agenda e a escala ajudam ainda mais nos casos em que é necessário dividir os equipamentos da casa, como computadores, notebooks ou tablets. Enfim, estabelecer a rotina é importante, bem como organizar o local de estudos e os materiais necessários para as aulas, sempre respeitando as pausas para uma alimentação saudável e uso do banheiro.

Aos pais/responsáveis, uma dica importante é monitorar de perto o uso dos computadores, mas dar autonomia aos filhos, que muitas vezes já se sentem familiarizados com os aplicativos e as ferramentas digitais. De forma equilibrada, encarar as aulas e atividades online como novas experiências pode fazer bem a todos; afinal, é um momento único de interação com os professores e colegas de classe.

Em momentos delicados como esse, é importante acolher as crianças e jovens, fazendo com que participem de todo o planejamento familiar e conversando sobre o que eles já sabem a respeito de tudo que acontece, como se sentem e aquilo que sentem falta. Acolhimento é a palavra.

O importante, neste momento, é não priorizar um dos filhos e deixar claro que todos os familiares precisam de atenção. No caso da Educação Infantil, com uma proposta que exige interação, uma dica valiosa é, além do planejamento de rotina, estimular os mais velhos a auxiliarem os filhos mais novos.

Direção e Coordenações Pedagógicas do Colégio Carbonell discutem sobre a melhor forma para que as avaliações aconteçam e sejam justas durante este período de suspensão das aulas presenciais, segmento a segmento. Já há casos específicos de professores fazendo avaliações.

No Colégio Carbonell, o aprendizado das crianças acontece através do movimento, com o corpo todo, trabalhando o lúdico e o concreto. É um momento de descobertas essenciais para a construção do ser humano e o início da sua relação com o mundo. Na Educação Infantil, os aprendizados se concretizam pelas experiências vividas justamente através do brincar; já a convivência promove a ampliação do vocabulário, o conhecimento de si e do outro.

Sendo assim, a Coordenação da Educação Infantil prevê manter a rotina pedagógica como fortalecimento do vínculo escolar e, com o apoio das famílias, prevê a contemplação das vivências e experiências que fundamentam os conteúdos programáticos. A proposta é que as atividades estejam de acordo com a faixa etária, sejam compatíveis com os recursos do ambiente familiar e estimule o movimento, expondo as crianças às telas por menos tempo.

Direção e Coordenações Pedagógicas devem avaliar o assunto ao fim do distanciamento social e, neste momento, não é possível afirmar como as reposições de aula acontecerão. Quanto à carga horária, a princípio, o mínimo é de 800 anuais.

Não há previsão de retorno às atividades normais e nossas decisões, como sempre fizemos, serão tomadas a partir de orientações das autoridades da área de saúde. O que se pode afirmar agora, independente da data em que ocorrerá, é que nossas famílias, estudantes e colaboradores retornarão em segurança ao Colégio Carbonell, de forma gradativa, com todos os equipamentos e estrutura necessários para que a volta às aulas seja saudável em todos os sentidos. Para isso, também como sempre fizemos, ouviremos crianças, jovens e famílias. Novamente, respeito e acolhimento será a palavra de ordem.