quinta-feira, 18/04/2024.

Iniciação Científica!

Aconteceu na semana de 22 de julho a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Teatro Universitário, da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, AC.

Os trabalhos de nossos alunos do Ensino Médio, foram aprovados na SBPC e estão entre os principais do Brasil. Os 3 jovens cientistas, que ainda cursam o Ensino Médio, no Colégio Carbonell, estão na capital do Acre, Rio Branco, para apresentar os estudos que foram realizados ao longo de todo o ano de 2013, no Programa Syans de Iniciação Científica Júnior. A conquista é pioneira em Guarulhos e pode incentivar novos estudantes a ingressar no universo científico.

Em entrevista, os jovens enfatizaram os benefícios trazidos pela iniciação científica à própria formação. Para o cientista Hiury Teodoro, 17 anos, que estudou as intervenções didáticas no ensino da matemática, o programa ajuda a enxergar realidades sob outro ângulo, acima do patamar do senso comum. Isabela Cristine, 17 anos, que em seu trabalho procurou entender os fatores que levam jovens ao uso de drogas, citou a surpreendente evolução pela qual passou no quesito elaboração textual. Já Amanda Fordiani, 17 anos, jovem cientista que se aprofundou no tema inteligência emocional, demonstrou satisfação por ter superado diversos desafios, além de ter desenvolvido características pessoais que foram além das fronteiras curriculares. Para o coordenador do programa, Willian Girarde, os esforços feitos pelo Colégio Carbonell na formação de seus alunos devem ser destacados. “Preparar um estudante para seguir em frente de modo autônomo, fundamentado em conhecimentos válidos e, sobretudo, com postura crítica já seria justificativa suficiente para que a iniciação científica fosse pré-requisito nos ambientes escolares. O Carbonell, nesse sentido, é pioneiro”, afirmou.

O Programa Syans de Iniciação Científica Júnior tem como intuito formar e capacitar jovens pesquisadores, sempre tendo como base o exercício do senso crítico e a exigência da construção perene do conhecimento científico. Novos alunos já estão em processo de iniciação científica no Colégio Carbonell e pensam no futuro: querem participar da jornada em 2015.