sábado, 27/07/2024.

Oficina no Ensino Médio: a importância da autonomia para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de cada indivíduo.

? OFICINA DE AUTONOMIA
Texto de Nayarama Santello, Professora do Colégio Carbonell. ?
No dia 09 de abril, as professoras do Mais Carbonell realizaram uma oficina sobre autonomia para todos os alunos do Ensino Médio. Essa oficina abordou tanto os teóricos que discutem sobre o assunto, como a importância da autonomia para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de cada indivíduo, inclusive para sua formação cidadã. Além disso, contamos com a participação especial dos ex-alunos da terceira série de 2020, que prestaram depoimentos valiosos sobre suas experiências de estudo autônomo e preparação para o vestibular. Confiram alguns desses importantes depoimentos:
Cláudio Massanori: “Uma coisa que funcionou bem nos meus estudos foi equilibrar bem o Ensino Médio, pois muitos pensam que se não entender no 1º e no 2º podem tirar o atraso no 3º, só que não acho que seja bem assim, porque o 3º é o momento de revisão. Portanto, no 1º e no 2º ano eu estudei tudo o que tinha que estudar, fui atrás e me aprofundei nos conteúdos. Já no 3º eu revisei e resolvi algum possível problema que ainda houvesse, assim fiz o Ensino Médio fazer sentido.”
Fernanda Rocha: “Minha segunda fase era de história e de geografia, quando abri a apostila de história me bateu um desespero porque eram muitos conteúdos, então eu peguei o cronograma do SAS e fui usando para estudar todo dia, fazendo um check-list do que ia realizando. O SAS é muito completo e eles também disponibilizam mapas mentais que dão super certo, além disso, usem o Mais Carbonell diariamente, a Isa e a Tuanny me ajudaram muito, sem elas eu não teria sobrevivido ao vestibular.”
Priscilla Zanotti: “Eu seguia muito o que os professores falavam durante a 3° série, por exemplo colocar mapa na parede, anotar tudo, mas dependia da matéria. Além disso, eu fazia muitos exercícios dos vestibulares que eu queria prestar e mantinha uma rotina extremamente organizada. No Carbonell os professores tiram as nossas dúvidas a toda hora, a Dani chegou a me responder quando estava no supermercado, o Ruffato demorava 3 dias, mas a resposta era um texto gigante, o Renato e o Fábio também sempre me respondiam. Portanto, suguem os professores e também as professoras do Mais Carbonell, porque realmente vale a pena. A 3° série do Ensino Médio foi o melhor ano para mim.”
Sofia Souza: “Uma dica que tenho para o pessoal da 3° série é que não adianta começar no ápice, se dedicar muito e não conseguir estudar no final. É muito melhor manter a tranquilidade e chegar até o final. Pelo menos no meu caso, o final foi quando precisei de mais energia. Outra coisa que quero falar é sobre as frustrações, acho importante não surtar sozinho, tem muitas pessoas com vocês, tem família, tem o Mais Carbonell, vão buscar essa ajuda. ”
Aqui, a gente te prepara para um novo mundo. ?