18 C
segunda-feira, 06/05/2024.

🔇 “Instantes de Silêncio”: leia texto tocante de Paulo Machado sobre o recesso escolar

Enfim, após 6 meses de aulas, chegou aquela hora no meio do ano em que a escola se cala. E tudo isso é bem estranho.

Claro que ficamos felizes pelos estudantes, afinal, o recesso escolar vem para que eles recarreguem as energias física e mental, junto à família, no intuito de voltarem renovados e preparados para o segundo semestre. Mas eu disse há pouco que é estranho, pois não é estranho um colégio sem barulho? O barulho que nos cerca é aprendizado acontecendo, é interação ocorrendo, é descobrimento surgindo, é brincadeira rolando, é esporte se iniciando, é energia sendo gasta, é escola sendo escola.

Agora, durante alguns dias, o Colégio Carbonell também aproveita o recesso para se renovar: é o momento que aproveitamos as ausências de nossos alunos para deixarmos tudo mais bonito e organizado, para repensarmos algo que pode ser melhorado nas estruturas e também nos nossos procedimentos. Aqui, não paramos nunca.

E o que posso dizer, representando o Time Carbonell, é que sentiremos a falta dos nossos alunos e de seus sorrisos, das suas manhãs de sono, das manhas dos pequenos e da marra dos grandes, da energia (haja energia!) gasta nos pátios, do socorro prestado em um machucadinho ou mesmo do acolhimento quando as lágrimas escorrem em seus rostos, dos pedidos de materiais, das ligações aos responsáveis que tanto nos aproximam e do microfone que os chama para, finalmente, retornarem aos braços de suas famílias.

O que nos tranquiliza é que serão só alguns dias para nos reencontrarmos; e que, no Carbonell, estaremos ainda mais preparados para recebê-los em agosto.

Bom recesso escolar a todos!

Texto de Paulo Machado, Gestor dos Agentes de Organização Escolar