domingo, 28/04/2024.

💕 Leia texto marcante de Priscila Kyomen sobre a importância de se investir na infância agora

Educação Infantil: um investimento no futuro valorizando o presente
texto de Priscila Kyomen, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

A importância da Educação Infantil como um investimento para o futuro, ao mesmo tempo em que se valoriza o presente, é um tema de relevância incontestável, pois o que se vive no começo da vida e os benefícios de uma educação de qualidade impactam ao longo de uma vida toda.

De acordo com um estudo feito por James Heckman, laureado com o Prêmio Nobel de Economia e autor do mais abrangente estudo sobre educação infantil e seus impactos no indivíduo e na sociedade, “cada dólar investido na educação infantil rende sete vezes mais ao longo do tempo. Se os cuidados começam somente aos 4 anos, isso significa um período grande de desestímulo que pode danificar a saúde do cérebro e essa situação pode ser irreversível. Esse é o melhor investimento que a sociedade pode fazer”, afirmou. Assim, quanto mais cedo os incentivos ao aprendizado vierem, maior a chance da criança de se tornar um adulto bem preparado.

Desde os primeiros anos de vida, as crianças estão desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais, construindo a base para o seu crescimento futuro. Neste período a Educação Infantil desempenha um papel crucial, proporcionando um ambiente seguro e estimulante no qual as crianças exploram, aprendem, brincam e crescem, vivenciando conhecimentos e experiências que alicerçam a constituição de uma base sólida e ampla para a aprendizagem ao longo da vida. Investir na Educação Infantil é, em essência, um investimento no desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais, que são as fortes estruturas para o sucesso acadêmico e profissional no futuro.

Mas o que é o futuro sem o agora?

Crianças que têm acesso a uma educação de qualidade desde cedo desfrutam de uma infância mais rica, cheia de oportunidades para explorar e possibilidades de criar, aprender e se divertir. Isso não só enriquece suas vivências, mas também fortalece os laços familiares, à medida em que os pais estão envolvidos no processo educativo de seus filhos.
Na escola, o trabalho realizado com os pequenos vai muito além do cuidar. O professor e os profissionais envolvidos no cotidiano pedagógico promovem propostas que vão influenciar significativamente nas habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais, além de favorecer o processo de alfabetização e olhar para a criança como um ser integral. Crianças pequenas têm mentes curiosas e são ávidas para explorar o mundo ao seu redor. Aproveitar o momento presente permite que elas façam descobertas significativas, desenvolvam a capacidade de resolver problemas e compreendam conceitos complexos de forma mais eficaz.

Portanto, agora é a hora! 💕

Agora é a hora de conhecer a criança e respeitá-la como ser humano!
Agora é a hora de segurar suas pequenas mãos e caminhar juntos, mostrando que, apesar dos obstáculos surgirem, as belas paisagens também aparecem!
Agora é a hora de apoiar a subida no alto do escorregador e se fazer presente, oferecendo apoio e segurança, jamais desencorajando e superprotegendo!
Agora é a hora de ensinar sobre chegar no horário e ser responsável nas entregas, pois a escola sabe o que faz e valoriza o que pode realizar em parceria com as famílias!
Agora é a hora de correr junto da criança e, diante da queda, abrir os braços num abrigo sincero e encorajador!
Agora é a hora de agir como exemplo e auxiliar a criança na distinção do que é certo e errado; de cumprir com o que é combinado e de mostrar que a palavra e as ações têm valor!
Agora é a hora de legitimar o sentimento da sua criança e apoiá-la diante da frustração e da tristeza, ajudando-a a regular suas emoções, demonstrando resiliência e manifestando afeto, porque nem todos os dias são de felicidade, mas todos os dias merecem conforto e acolhida!
Agora é a hora de projetar o futuro na potência da Infância! Agora é a hora de valorizar esta etapa da vida para que todos saibam sua urgência e importância, pois o conhecimento empodera e uma sociedade consciente e bem-informada é mais forte.

Agora é a hora!