sábado, 20/04/2024.

Programa Syans de Iniciação Científica

No mês de novembro, os jovens pesquisadores expuseram a uma banca avaliadora as ideias que desenvolveram ao longo da fase inicial de seus trabalhos de Iniciação Científica. Já na terceira edição, o evento de qualificação em 2015 aconteceu pela primeira vez em nosso anfiteatro e recebeu mais de 70 convidados.

A jovem Giovanna Barroso foi a primeira a se apresentar; organizadamente, expôs seu desejo de pesquisar sobre um tema polêmico: a influência das princesas da Disney sobre os padrões de beleza ditados às crianças. A segunda apresentação foi diferente pelo fato de que expunha não um trabalho de cunho, mas de desenvolvimento tecnológico; Laura Minichelli falou sobre o aplicativo que pretende lançar em 2016 — o GoVeggie —, que auxiliará portadores de smartphones no sentido de torná-los mais saudáveis por meio da diminuição do consumo de carne. Logo depois, um problema polêmico e muito relevante foi apresentado pela jovem pesquisadora Marcela Garcia à banca avaliadora: o atual sistema educacional e sua semelhança com modelos governamentais opressores. Numa apresentação descontraída, Mariana Meira trouxe um tema bastante moderno à pauta: o impacto do fanatismo na vida e comportamento de jovens fãs da banda inglesa One Direction. A quinta, última e bem humorada apresentação foi de Felipe Ito, que versou sobre um questionamento sério: afinal, qual é o retrato da inadimplência em Guarulhos e quais são os motivos pelos quais os cidadãos inadimplentes não poupam? Todos os trabalhos, como não poderia deixar de ser, receberam bons apontamentos e foram qualificados pela banca avaliadora.

Alunos qualificados estão se preparando para apresentação à Google Science Fair e também à 68ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerão respectivamente em maio e julho de 2016. Processo seletivo para novos jovens do Programa Syans de Iniciação Científica acontece em fevereiro.