sexta-feira, 29/03/2024.

Release: Colégio Carbonell é pioneiro em iniciação científica júnior

Jovens do Ensino Médio vivenciam experiência científica desde cedo.

por Willian Girarde

Em Guarulhos, uma iniciativa vem chamando a atenção por ser inovadora. Já há um ano, o Colégio Carbonell investe num programa realizado em parceria com a GQuest, empresa especializada em pesquisas. Trata-se do Programa Syans de Iniciação Científica Júnior. Nele, cinco jovens são orientados a elaborar textos científicos sobre temas de livre escolha, como o uso de drogas, inteligência emocional, matemática ou até música. O primeiro grupo de estudantes, inclusive, já finalizou os estudos e submeteu os relatórios para a participação no congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em Rio Branco, no Acre. Neste ano, outros cinco alunos serão selecionados. O objetivo do Colégio Carbonell é incentivar esses jovens para que vivenciem a experiência científica desde cedo. E são muitas as vantagens: além do apreço pela pesquisa, leitura e escrita, também figuram o conhecimento técnico adquirido em metodologia científica, a fuga da rotina curricular, a exposição às apresentações em público, a autonomia, a organização de uma agenda própria, o melhor entendimento da própria orientação vocacional e a realização de novos contatos profissionais. O programa ainda estimula o senso crítico, de modo que os jovens passam também a consumir e elaborar, sozinhos, conteúdos de maior qualidade. No fim das contas, todo o ano de iniciação acaba por alterar a rotina do estudante, catalisando sua formação pessoal e acadêmica.