quinta-feira, 18/04/2024.

Release: Colégio Carbonell estimula os alunos a consumirem alimentos colhidos na própria horta

Os alunos da Educação Infantil plantam, colhem e levam para a casa as verduras e legumes cultivados na horta do Carbonell

Guarulhos, Agosto de 2013 – esta semana, os alunos da Educação Infantil foram colher alface e cenoura que eles mesmos plantaram no decorrer do 1º semestre.
O Bosque do Carbonell é repleto de árvores nativas brasileiras, possuem também espécies frutíferas e uma horta para o plantio de verduras e legumes sem agrotóxicos.
“Como Educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão, voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. Vivemos em um mundo onde é preciso “cuidar” do meio ambiente e fazer com que a criança participe ativamente deste “cuidar”, plantando a semente da conscientização, a criança de hoje, percebe-se parte deste ambiente, zelando-o, para a preservação de seu futuro. Sabemos o quanto é difícil convencer os pequeninos a comer verduras, legumes e frutas, porém, quando estes alimentos são plantados e colhidos por eles, tornam-se mágicos e indiscutivelmente mais gostosos.” Comenta Juliana Parisi, professora do Infantil II.

Os pais também curtem muito o processo da Responsabilidade Ambiental, do plantar e colher. “Eu acho fundamental as crianças terem esse momento na área verde. Nesta semana a Eduarda trouxe alface para casa, colhido na horta do Carbonell e quando fomos almoçar a salada que ela ajudou a colher foi uma alegria só. Sou grata por proporcionarem mais essa vivência às nossas crianças”. Paula Teixeira, mãe da aluna Eduarda Teixeira, da Educação Infantil II.
Para Luciana Sanches, mãe da aluna Lorena Sanches, da Educação Infantil II: “A Lorena adora quando visita à horta, sempre vem me contando tudo no carro. Saber que minha filha pode plantar, pisar e mexer na terra, me deixa muito feliz. Acho muito importante e enriquecedora a área verde do colégio em um mundo cheio rodeado de concreto”.
Outro atrativo do Bosque do Carbonell é o jardim sensorial. Contém ervas aromáticas, didaticamente identificadas. A lavanda, por exemplo, deixa seu perfume nas mãos de quem acaricia a planta. Bancos estão espalhados pelos jardins com um pergolado.