29 C
quarta-feira, 08/05/2024.

Educação socioambiental

Colégio Carbonell: cuidar do meio ambiente faz parte do dia a dia dos alunos

O colégio se destaca em Guarulhos tendo como foco a tecnologia sustentável aplicada ao ensino de qualidade.

Guarulhos, novembro de 2012 – O Colégio Carbonell não só se preocupa com a formação tradicional de seus alunos, mas também aposta na inovação e na tecnologia sustentável. O prédio do Colégio foi projetado com infraestrutura e tecnologia adequadas para atender da melhor forma pais e alunos

As salas de aula têm seu mobiliário conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adequando-se à idade de cada turma. Além disso, contam com grandes janelas que garantem iluminação natural por boa parte do dia, dispensando o uso da iluminação artificial e poupando energia.

Para o embarque e desembarque dos alunos, o prédio do colégio conta com uma área de recuo projetada especialmente para que os pais consigam deixar seus filhos com segurança e comodidade.

O pátio escolar e seu restaurante possuem ambiente seguro, com revestimento acústico para melhor interação entre os alunos, sem que atrapalhem as salas que continuam em aula.

A diretoria do colégio se preocupou ainda  em aderir uma prática ecologicamente correta:  o reaproveitamento das águas pluviais. O sistema possibilita a reutilização das águas das chuvas em descargas sanitárias e na irrigação do jardim sensorial do colégio. O procedimento consiste em armazenar a água de chuva através de um sistema de captação, utilizando calhas nos telhados, em seguida, a água é levada a um reservatório superior e depois desce, por gravidade, para ser utilizada nas descargas sanitárias. O sistema também inclui a instalação de um filtro, que possibilita a reutilização das águas das chuvas na limpeza geral da escola e na irrigação do jardim.

Além disso, o Colégio também se preocupa com a educação ambiental e ecológica dos alunos. Preocupação essa que deu origem ao Jardim Sensorial, que permite aos alunos experimentarem o contato com a natureza e entenderem como ela funciona, plantando mudas, vendo-as crescer e podendo levá-las para casa.

É por isso que hoje o Colégio Carbonell é o primeiro a investir em uma infraestrutura totalmente inovadora para a formação cidadãos completos, oferecendo ambientes que inspiram o aprendizado por meio de novas tecnologias e valores socioambientais que ajudam.